As vendas reais do autosserviço acumulam crescimento de 1,90%, de janeiro a outubro, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com o Índice Nacional de Vendas da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade.
No mês de outubro, as vendas do setor apresentaram alta real de 0,45% na comparação com o mês de setembro, e crescimento de 1,58% em relação ao mesmo mês de 2017.
Para o presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, nos últimos meses, o consumidor se manteve mais cauteloso em relação aos gastos, principalmente pelas incertezas do cenário econômico e político que as eleições geraram.
“Após esse período, já percebemos que a confiança está voltando gradativamente, tanto para os empresários, como vimos na pesquisa ABRAS/GfK abaixo, quanto para os consumidores.”
Sanzovo destaca ainda que dezembro será um mês significativo para os supermercados com a chegada de renda extra da população aliada à aproximação das festas de Natal e Ano Novo. “Nos próximos dias, mais de 84 milhões de brasileiros receberão o pagamento do 13º salário, que deverá injetar cerca de R$ 211 bilhões na economia, segundo estimativa do Dieese. Estamos otimistas e acreditamos que o rendimento adicional auxiliará em bons resultados para o nosso setor.”
Abrasmercado
No mês de outubro, o preço da cesta de produtos *Abrasmercado, pesquisada pela GfK e analisada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, registrou alta de 0,78%, passando de R$ 460,29 para R$ 463,88.
Os produtos com as maiores quedas nos preços em outubro foram: leite longa vida, ovo, massa sêmola espaguete, e café torrado e moído. As maiores altas foram registradas nos itens: tomate, batata, cebola e arroz.
Índice de Confiança
Os empresários do autosserviço estão mais otimistas, de acordo com o Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela ABRAS em parceria com a GfK. Em outubro, a pesquisa registrou 57,7 pontos (numa escala de 0 a 100), ante 50,1 pontos, registrados no bimestre de julho/agosto, maior resultado da série iniciada em janeiro/fevereiro de 2015.
Dentre as principais causas que contribuíram para melhorar a confiança dos empresários de supermercados, a perspectiva do novo governo em 2019. Para 65% dos entrevistados na pesquisa, a situação de seus negócios irão melhorar nos próximos seis meses.